quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

D’LÍCIA DE BATATA É O SEGUNDO FOOD TRUCK REGULAR DE BRASÍLIA


Pinkosa é o nome da Kombi usada por Denice Ruthe para vender comida. No início, era uma barraca, que ficava na praça de uma das estações do metrô em Brasília. Hoje, Pinkosa é o segundo food truck regular do DF.

A trajetória gastronômica do D’lícia de Batata é o que se pode chamar de case de sucesso. Em menos de um ano, Denice transformou uma simples barraca em um food truck. Semanalmente, a Pinkosa percorre as cidades-satélites de Samambaia, Gama, Riacho Fundo e Ceilândia com pratos à base de batata.

A história começou por acaso. Após fotografar a sua receita de batata nas redes sociais e ter uma boa repercussão, Denice decidiu empreender.  Com apenas R$ 6 mil, e um custo inicial de R$ 13 por batata, a empresária criou a própria fórmula do sucesso: o cozimento prévio; um truque simples, que garante mais crocância à receita. 
“Eu sempre fui uma empreendedora nata, sempre fiz milhões de coisas, mas surgiu a ideia de montar essa Kombi itinerante porque vai para qualquer lugar, se o for caso, o DF todo”, projeta.

Boa comida
Batatas rösti recheadas são os destaques do cardápio. O preço do lanche, incluindo comida e bebida, fica entre R$ 20 e R$ 30. Os recheios variam entre camarão, bacalhau, siri, carne seca, frango, bacon, calabresa, carne de sol, e também opções veganas como brócolis e tomate seco. Apesar dos pratos serem à base de batatas o cardápio não é fechado. “Aqui temos 13 opções de recheio, e também fazemos a versão rösti da mandioca, que é uma delícia. Para rechear, dá para inventar, usar criatividade”.

Com os clientes, a relação, porém, vai além da tradicional compra e venda. Tanto que ela conta que os pratos servidos agradam tanto os brasilienses que, há uma turma de clientes que literalmente segue o cheiro da comida. O cronograma é divulgado nas redes sociais da empresa. O D’lícia de Batata contabiliza cerca de 1500 clientes, além de atender 100 pessoas em um único dia. Estacionado, as mesas e cadeiras do D’lícia de Batata vão para fora, e ela atende os clientes de segunda à sábado, de 18h30 às 22h30.  “O nosso diferencial, além da boa comida é o atendimento,  tanto que servimos de cortesia, “o queridinho”, um vinagrete de batata, para que nossos clientes, se deliciem enquanto esperam”.

Regularização
Em meados de dezembro de 2017, o D’lícia de Batata deixou de ser ambulante e foi reconhecido como o segundo food truck regularizado de todo o Distrito Federal. Hoje, a Denice paga uma taxa por ocupação de área pública e se compromete a estacionar a Pinkosa a uma distância de pelo menos 200 metros do comércio estabelecido. Todos os proprietários de food trucks no DF devem ter o Termo de Autorização de Uso de Área Pública (Tauap), a ser emitido pela Secretaria de Gestão do Território e Habitação (Segeth). Ao todo, existem hoje 285 food trucks em funcionamento em Brasília. “Ter a TAUAP é poder trabalhar com dignidade. É não ter medo da fiscalização. Eu estou na lei”.
Para o futuro, Denice, pretende adquirir um novo food truck para atender todo o DF, sem esquecer a cidade de Águas Claras, onde tudo começou. Em seus planos, a empresária gostaria também de passar seu conhecimento a outras mulheres que como ela, sonham em se tornarem empresárias de sucesso.

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