sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Sabores da Tunísia: embaixador apresenta as riquezas da gastronomia do País


A Tunísia tem uma história de mais de três mil anos. As influências dos fenícios, cartaginenses, romanos, bizantinos, turcos ou espanhóis vão aparecendo conforme se percorrem as diferentes zonas do país. Mas não é somente sua história e hospitalidade que caracterizam a Tunísia.  O país oferece ainda o encanto de paisagens diversas e coloridas: o azul do mar, das portas e janelas; o verde dos oásis exuberantes e das reservas naturais, o dourado do sol refletido nas dunas de areia do deserto do Saara e o avermelhado das medinas, do coliseu de El Djem e das ruínas de Cartago.

Mas as inconfundíveis paisagens, as notas da música malouf, a sedução de suas tradições, o vapor dos banhos hammam e a grandeza de seu passado e presente confirmam que o que se vive não é uma ilusão. Lá, as miragens já não existem, o fantástico converte-se em realidade. Para quem ainda não conhece toda esta riqueza, o embaixador da Tunísia apresentará uma mostra de todos os mistérios e belezas que o País oferece durante o evento Sabores da Tunísia, que ocorrerá na residência oficial do embaixador para imprensa e convidados. 

Durante o evento, além de falar sobre a cultura e as belas paisagens do País, o embaixador também apresenta uma mostra da sua gastronomia, que reúne influências dos povos que por lá passaram, dos bérberes aos andaluzes, dos persas aos turcos, dos egípcios aos franceses e também gregos e árabes. "Uma visita à residência da Tunísia não seria completa sem a degustação de nossa saborosa comida", afirma o embaixador. Antecipando um pouco da degustação que ocorrerá no dia 16, logo após o Carnaval, o embaixador MOHAMED HEDI SOLTANI falou com o blog Comidinhas e Outras Gostosuras sobre a gastronomia da Tunísia 

Blog - Embaixador, a Tunísia é um país muito rico culturalmente e este evento é para mostrar um pouco dessa cultura, então fala para a gente sobre os sabores da Tunísia.

A cozinha tunisiana é uma mistura diversa que representa os sabores de seu passado e da posição central do país na África do Norte. Embora varie de acordo com as regiões, a comida tunisiana normalmente combina sabores franceses e africanos, com um traço condimentado. Arraigados pela comida mais importante do país, o couscous, os pratos tunisianos muitas vezes apresentam frutos do mar frescos ou cordeiro, dependendo da disponibilidade local. A cozinha tunisina também usa bastantes legumes, frutos secos, carneiro, carne bovina, frango, peixes, etc.

Blog - Quais serão os destaques que serão apresentados para a imprensa durante o evento?
Vamos destacar três especialidades produzidas no País: o vinho, o azeite e as tâmaras Deglet Nour. Vamos começar pela força da culinária secreta da Tunísia: o vinho. O clima Mediterrâneo e o  solo rico fazem do país o lugar ideal para a produção de vinho. A Tunísia merece respeito pela rica história de seu vinho e pelo cultivo moderno das mais variadas uvas. Os tunisianos começaram a produzir o vinho há mais de 2.000 anos. A produção de vinho do país continua tendo uma influência francesa pesada, com os tintos e rosés que dominam a cena. Hoje, a maior parte do cultivo de vinho da Tunísia ocorre na península do norte do país, Cap Bon, seguindo o legado do famoso agrônomo fenício Mago, que escreveu os manuais de instruções mais primitivos no cultivo de vinho de Cartago, aproximadamente 100 anos antes de Cristo. 

Blog - 
A Tunísia foi o primeiro país a produzir azeite orgânico, explica como é essa produção?
O azeite de oliva é cultivado e colhido à mão, pelo método tradicional. A Tunísia é o país mais importante no cultivo à azeitona da região Mediterrânea do Sul; mais de 30% da sua terra cultivada dedicam-se ao crescimento da azeitona (1. 68 milhões ha). Excluindo a União Europeia, é a principal força mundial no setor de óleo de oliva. Faz grandes esforços em reestruturar e modernizar o seu setor, bem como aumentar a qualidade do azeite de oliva e estender a área medida em acres. Os recursos da azeitona da Tunísia são encontrados em mais de 65 milhões de oliveiras, cultivadas em 1 680 000 ha, dos quais 75 000 ha são para colheitas orgânicas certificadas.

Blog - Qual a diferença da tâmara Deglet Nour para as outras do Oriente Médio?
Deglet Noor é um modo de cultivar da tâmara. Comumente tratada como a "rainha de todas as tâmaras", Deglet Nour tem um fruto carnudo e muito doce. O termo "Deglet Nour" significa “tâmara luminosa ". Esta denominação retoma o caráter translúcido desta tâmara. De fato, a carne permite quase adivinhar o núcleo dentro da tâmara. Quais são as suas origens? É provável que remonte ao décimo quarto século, quando se apresentou ao sul da Tunísia. Então, estabeleceu-se pouco a pouco como a variedade mais bem avaliada e suplantou dúzias de outras variedades de tâmaras. A Tunísia permanece o primeiro exportador mundial de Deglet Nour.

Blog - A Tunísia ficou famosa mundialmente por causa da primavera árabe, depois desse episódio o país se tornou democrático e elegeu um presidente, como está o país hoje?

A Tunísia é o único país no qual, desde 2011, foi feita uma revolução seguida por uma transição institucional próspera. Nós vemos bem que a chave do que pode sempre ser considerado o " modelo tunisiano " é a transição. No caso, a refundação da política em bases novas. Diria que sou um otimista sobre o desenvolvimento político na Tunísia. Há sete anos, desde a revolução até aqui, embora as coisas possam ter sido melhores, a Tunísia foi de fato um exemplo brilhante. Diria que, talvez, o único país bem-sucedido do período da primavera árabe. A Tunísia tem feito muito bem na direção da transição. Ela tem uma capacidade de transição e modificação própria. Os tunisianos amam a democracia e a liberdade. A Tunísia manteve por duas vezes eleições parlamentares bem-sucedidas e é agora uma democracia, o primeiro país árabe considerado como "livre" pela Casa de Liberdade, grupo de defesa da democracia dos Estados Unidos_ “freedom house”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário